você está lendo...
É Grappa!

Lições sobre o mercado automobilístico

_foto_Padovan_Marcos_Camaro_8

Em entrevista à revista “360”, produzida pela GRAPPA, Flavio Padovan, Diretor Geral da Subaru no Brasil, fala sobre ações de marketing e ativação da marca

Com passagem pelas empresas Ford, Volkswagen, Land Rover e Jaguar, Flávio Padovan, atualmente Diretor Geral da Subaru no Brasil, é otimista quanto ao mercado automobilístico e enxerga uma grande oportunidade de crescimento para o seu nicho. Destacamos a seguir suas principais ideias sobre como gerir uma empresa, dando destaque para algumas estratégias e ferramentas de marketing e ativação da marca, o que nos revela também um pouco da personalidade do executivo.

Qualidade

Um dos nossos principais desafios é dedicar boa parte do tempo e energia para que a marca Subaru tenha sua devida exposição. A grande meta é tornar a marca conhecida e reconhecida através dos próprios produtos. Se você tem produtos bons, é preciso mostrar as qualidades do seu produto para que ele caia no gosto do brasileiro. Assim o negócio passa a ser sustentável e rentável.

Marketing Sensorial

O carro de luxo tem, ou pelo menos deve ter, um apelo intangível que seja irresistível. Estamos falando de uma marca (Subaru) de nicho, que não é uma marca de massa, de grandes volumes. São produtos diferenciados e que, por isso, devem ter um marketing diferenciado também. No caso da Subaru, coincidentemente, é uma marca que aceita muito bem a questão sensorial. Muito mais do que isso, ela PRECISA do marketing sensorial. Exemplos de atributo Subaru: dirigibilidade e estabilidade fenomenais. Isso precisa ser testado pelo consumidor, precisa ser percebido e sentido. Sentar, dirigir, viver aquela experiência.

Potencial de Mercado

Mesmo dentro do cenário brasileiro de dificuldades econômicas em decorrência de várias razões, sejam elas políticas, macroeconômicas e de outras ordens, a Subaru tem um potencial enorme de crescer. Estamos apenas no início do trabalho de uma nova gestão, e os resultados só começam a aparecer. Por exemplo, julho foi um dos piores dos últimos anos para o mercado, mas para a Subaru foi ótimo – tivemos um aumento de 66% em relação aos meses anteriores.

Realidade

O Brasil precisa amadurecer muito. Somos ainda muito dependentes dos carros populares. Em mercados maduros, o percentual free/prime é muito maior. O que se vende aqui ainda é muito aquém do esperado em vários sentidos, principalmente em se tratando de qualidade e segurança. Essa é a realidade.

A revista “360” foi realizada pela Grappa para a agência Front 360 Comunicação Total (http://www.front360.com.br). Para ler a entrevista completa, acesse: http://migre.me/mgqai

Anúncios

Sobre grappiando

Grappa Editora e Comunicação

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Grappa tweets

  • VÍDEO -> Making of do ensaio fotográfico pra edição 36 da Revista Dante Cultural do Colégio Dante Alighieri \o/ fb.me/stPpp6sw 2 months ago
  • Vinhos naturais produzidos no Brasil: mais um making of de reportagem produzido para a edição 35 da Revista Dante... fb.me/8OzXoZGfp 3 months ago
  • Capa, projeto gráfico, diagramação e arte para o livro comemorativo da AJD - Associação Juízes para a Democracia:... fb.me/1j07Fe4RV 4 months ago
  • "As marcas que não tiverem um posicionamento claro cairão cada vez mais no ostracismo" - Making of da entrevista... fb.me/20Wtv9tpd 5 months ago
  • "Cozinha pra mim é um resgate. Eu só desenvolvi esse trabalho depois que perdi meu pai e minha mãe" - Ana Soares,... fb.me/8k3OyOh0X 6 months ago
%d blogueiros gostam disto: